Basófilo em sangue de gato

.
Foto: Leucócitos em sangue de felino. À esquerda e com grânulos basofílicos está o basófilo, e à direita (ponta da seta) um eosinófilo, com granulação acidofílica.


Os basófilos contém grânulos de heparina. Deste modo, tem sido postulado que estas células podem agir principalmente na inibição do mecanismo de coagulação, além de terem ação anti inflamatória devido aos grânulos de histamina, também presente nos basófilos (Coles, 1984).
Esta célula pode, ainda, funcionar na promoção de liberação de lipídeos plasmáticos (Schalm, 1965).
São raramente encontrados no sangue circulante de pequenos animais. Essas células tem função semelhante ao dos mastócitos, o que difere é a localização, já que os basófilos são encontrados no sangue e os mastócitos no tecido conjuntivo. Ambas participam do desencadeamento da reação de hipersensibilidade.



O aumento de basófilos no sangue circulante (basofilia) está relacionado a doenças alérgicas e inflamatórias, dirofilariose, complexo granuloma eosinofílico felino e outras afecções associadas a eosinofilia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma basofilia branda (133) em um felino filhote pode ser considerado um achado sem relevância quando todos os outro parâmetros leucocitários estão normais?

Unknown disse...

Basofilia absoluta trombocitopenia, este resultado o significa. a minha gatinha fez exame estou preocupada.

Postar um comentário